quinta-feira, 13 de março de 2014

O projecto SER a CORES, Envolver para Desenvolver...

Em Março de 2014 nasce o Projecto Ser a Cores com o objectivo de envolver toda a comunidade de Linda-a-Velha neste projecto de saúde mental.

Ser eu próprio, com o apoio do outro, diferenciando-me e transformando as minhas dores numa paleta de cores...

SERVIÇOS

Consulta individual

Adolescentes & adultos :

Nas sessões de terapia e aconselhamento psicológico busca-se um maior auto-conhecimento da pessoa, a identificação de padrões de funcionamento e de relação, a definição, selecção e implementação de estratégias de mudança e a obtenção e manutenção de um estado geral de bem-estar psicológico. A intervenção foca-se tendencialmente (mas não exclusivamente) nas seguintes áreas:

Ansiedade (generalizada, fobias, pânico)

Depressão e outras perturbações de humor

Perturbações do comportamento alimentar

Dificuldades interpessoais

Desenvolvimento pessoal e autoconhecimento

Situações de luto ou perda (dificuldades reactivas)

Crianças:

O psicólogo intervém nas várias etapas do desenvolvimento. Relativamente à infância, poderá ser útil recorrer ao à consulta quando nota:

Isolamento

Ansiedade (traduz-se muitas vezes por “birras”)

Medos repetidos

Dificuldades escolares

Dificuldades sociais

Alterações de humor constantes

Insónias

Alterações bruscas no contexto de vida (mudança de escola ou de casa, devendo haver particular atenção aos comportamentos da criança).

Consulta conjugal:

Processo terapêutico especializado no apoio ao casal.

Pretende intervir em situações de conflito, insatisfação, separação, divórcio ou outros problemas associados à relação (sexualidade, infidelidade, relação com as famílias de origem, etc.).

Consulta familiar:

Através do encontro da família, endereçamos as questões que se referem a um ou vários dos seus subsistemas (pais, filhos, casal). A resolução dos problemas surge através do restabelecimento do equilíbrio das relações entre os membros e, consequentemente, no atingir de novos estádios de evolução familiar.

Intervém-se em situações de conflito relacional, apoio parental, luto e outras dificuldades familiares.

Grupo de desenvolvimento pessoal -

Neste grupo, exploraremos, reflectiremos, e, sobretudo, iremos descobrir um pouco (ou muito!) sobre nós. Sairemos do piloto automático de todos os dias para entrar numa verdadeira experiência de partilha e auto-conhecimento. Este é um grupo que pretende promover bem-estar e desenvolvimento pessoal.

Todos são bem-vindos. Abordaremos várias temáticas sobre como vivemos a nossa vida, a relação connosco, com os outros, com o mundo.

Venha experimentar!

Grupos de promoção e desenvolvimento de competências -

Crianças:

Nestes grupos teremos actividades para desenvolver, de forma lúdica mas eficaz, diversas competências emocionais e sociais. Brincar para aprender é divertido!

Os nossos programas desenvolvem crianças felizes, resilientes e capazes. Queremos ajudar a preparar hoje as crianças para se desenvolverem e serem o adulto saudável no amanhã.

Intervenção desenhada para crianças a partir dos 6 anos. Cada grupo funcionará com um mínimo de 5 inscritos e um máximo de 8 inscritos.

Adolescentes:

Através de dinâmicas poderosas, estes grupos pretendem estimular a capacidade do adolescente de se conhecer e descobrir e, mais ainda, de se reinventar.

A adolescência tende a ser uma fase de grandes amplitudes emocionais e existenciais, que serão abordadas da forma mais competente, para que o jovem possa aprender a desenvolver todo o seu potencial.

Programa destinado para adolescentes a partir dos 12 anos. Cada grupo funcionará com um mínimo de 5 inscritos e um máximo de 8 inscritos.

EQUIPA:
Ana Baptista de Oliveira

Psicóloga, terapeuta, formadora, o meu percurso tem-me definido como potenciadora de mudança.

Tenho apostado na formação contínua, na especialização e na multiplicidade de estratégias interventivas. Acredito na competência, na dedicação e na vontade de ser mais e melhor. Enquanto profissional, claro, e sobretudo enquanto pessoa.
Acredito no potencial de mudança das pessoas, na sua capacidade de adaptação, nas suas forças, na dinâmica das suas relações, e na sua aprendizagem ao longo do caminho…

Licenciada em Psicologia. Pós-graduada em Mudança e
Desenvolvimento em Psicoterapia e também em
Aconselhamento Psicológico. Actualmente em
especialização em Psicoterapia Emocional. Formadora certificada e especializada em Igualdade de Género.
Dinamizadora de grupos de desenvolvimento pessoal.
Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos com a Cédula Profissional nº 7737.

Maria Horta e Costa

Numa constante troca de palavras, emoções, e até silêncios, vamos ao encontro daquilo que nos angustia, alterando-o ao ritmo de cada um.

É neste processo interpessoal que acredito estar a pedra basilar da psicologia clínica.

Licenciada em Psicologia, mestre em Psicologia Clínica (aconselhamento e psicoterapias), com o curso de Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente.
Actualmente em especialização em Psicoterapia Psicodinâmica na Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica.

Sócia número 680 da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, e membro efectivo da Ordem dos Psicólogos com a cédula 15190.


Sem comentários:

Enviar um comentário